Resenha: A Garota Que Você Deixou Para Trás

Durante a Primeira Guerra Mundial, o jovem pintor francês Édouard Lefèvre é obrigado a se separar de sua esposa, Sophie, para lutar no front. Vivendo com os irmãos e os sobrinhos em sua pequena cidade natal, agora ocupada pelos soldados alemães, Sophie apega-se às lembranças do marido admirando um retrato seu pintado por Édouard. Quando o quadro chama a atenção do novo comandante alemão, Sophie arrisca tudo — a família, a reputação e a vida — na esperança de rever Édouard, agora prisioneiro de guerra. Quase um século depois, na Londres dos anos 2000, a jovem viúva Liv Halston mora sozinha numa moderna casa com paredes de vidro. Ocupando lugar de destaque, um retrato de uma bela jovem, presente do seu marido pouco antes de sua morte prematura, a mantém ligada ao passado. Quando Liv finalmente parece disposta a voltar à vida, um encontro inesperado vai revelar o verdadeiro valor daquela pintura e sua tumultuada trajetória. Ao mergulhar na história da garota do quadro, Liv vê, mais uma vez, sua própria vida virar de cabeça para baixo. Tecido com habilidade, A garota que você deixou para trás alterna momentos tristes e alegres, sem descuidar dos meandros das grandes histórias de amor e da delicadeza dos finais felizes. (Skoob)


A Garota Que Você Deixou Para Trás é uma história de amor, perseverança, fé e a busca incansável por sonhos que se encontram despedaçados. O livro é dividido em duas partes: a primeira conta a história de Sophie Lefèvere que viveu durante a primeira guerra mundial na França, sofrendo todo tipo de humilhações por parte dos alemães e ainda sendo obrigada a recebê-los em sua casa e os alimentá-los, enquanto seu esposo Édouard lutava bravamente na guerra e sonhava com o dia que poderia voltar para casa e abraçar sua esposa. A segunda parte relata a história de Liv, uma mulher determinada como Sophie que está lutando incansavelmente por um quadro  que no passado pertenceu a Sophie, o nome do quadro é A Garota Que Você Deixou Para Trás.
O primeiro contato que eu tive com a Jojo Moyes foi com o livro Como Eu Era Antes de Você e então quando essa obra prima foi lançada eu fui correndo lê-la e posso afirmar uma coisa: não me arrependi. Duas histórias singelas, um desejo ardente de ser feliz, a luta pela vida e pela dignidade une duas personagens que tem tantas coisas em comum que chegamos a imaginar que são irmãs.



O livro é narrado em primeira pessoa, na parte I é narrado por Sophie e na parte II é narrado por Liv. O quadro A Garota Que Você deixou Para Trás foi pintado por Édouard quando este conheceu Sophie. Durante a primeira guerra é essa obra que dá forças a Sophie para que ela continue lutando e esperando pelo seu amado, mas o destino às vezes nos prega uma peça e um simples ato de Sophie mudou toda a sua trajetória, que posso dizer que apesar de difícil, foi muito bela.

“ - Ah Sophie. Eu poderia pintar você todos os dias da minha vida”!


David durante sua lua de mel compra o quadro que pertenceu a Sophie e presenteia Liv com ele, algum tempo depois David morre e agora um encontro inesperado faz da vida de Liv uma reviravolta. Durante todo o livro eu fiquei com o coração na mão, sempre achava que não tinha mais jeito, mas então a Jojo vinha com sua escrita magnífica e mostrava uma saída.
Uma história intensa, que nos faz suspirar, chorar e voltar no tempo. Agonizei junto com os personagens e percebi o quanto o ser humano por causa da ambição é capaz de destruir a vida de alguém. Um livro que possui uma escrita poética mistura arte, amor, sofrimento, realidade e nos toca de uma maneira tão profunda que mesmo que eu desejasse, jamais conseguiria expressar aqui nessa resenha quão admirável é este livro.


Apesar de ser um livro perfeito, o meu livro preferido da Jojo ainda é Como Eu Era Antes de Você, no entanto A Garota Que Você Deixou Para Trás vale a pena ser lido, principalmente por aqueles que como eu amam uma obra ambientada em guerra misturando arte e amor.

“ – O que isso ensina à gente Sr. McCafferty, é que na vida há coisas muito mais importante do que vencer”!

16 comentários:

  1. Oi :)

    Já li: A Última Carta de Amor e Como Eu Era Antes de Você da autora, adorei os dois. Estou ansioso para comprar logo esse livro. Beijos!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza você vai gostar desse também Gabriel! Beijos!

      Excluir
  2. E gostei bastante deste livro, mas a narrativa do passado é melhor que a dos dias atuais, a história sofreu um impacto com a mudança de épocas, e a Liv não tinha tanto carisma quanto a Sophie.
    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaah Cida eu também gostei mais da parte I, hehehe, é mais interessante!!!

      Excluir
  3. Ainda não tive oportunidade de ler algo da Jojo, mas vejo comentários tão positivos sobre a escrita dela que fico sem saber por qual começar.
    Adorei a resenha, ela despertou aquela minha vontade meio adormecida de ler as obras da autora!

    bjs
    http://www.confraria-cultural.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Noosa Alessandra corre logo pra ler!!! Se eu fosse você começaria por Como Eu Era Antes de Você! Beijos!

      Excluir
  4. Nossa! Eu sempre vejo as pessoas falarem muito bem dos livro da Jojo e pelo gênero fiquei surpresa de ainda não ter visto nenhuma de vocês comentarem. Eu estou muiiiito ansiosa para ler QUALQUER livro da autora.

    Amei a resenha.
    Beijos.
    www.livrosporumbeijo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha e vale super a pena Milla!!!!! São ótimos livros! Beijos!

      Excluir
  5. Ahhh Ainda tenho que ler esse livro.
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. O contexto histórico inicial desse livro bastou para que eu tivesse interesse pela leitura. Com tantas resenhas, como a sua, já tenho a certeza de que será uma leitura muito especial - mesmo que também não conheça os demais livros da autora. A história não se passa totalmente em uma época que acho fantástica na literatura, porém não dá para descartar a leitura.

    Beijos,
    Ricardo - www.overshockblog.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Ricardo, é uma leitura maravilhosa e espero que você possa embarcar logo nessa história fantástica da Jojo! beijos!

      Excluir
  7. Oi Jullyane!
    A resenha está linda, super delicada. Nunca li um livro ambientado durante a guerra (minha colunista Rosem que ama essa temática), mas a história me pareceu muito bonita e além disso, adoro quando um objeto significativo estabelece um elo entre o passado e o presente.
    Beijos... Elis Culceag. * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Elis! É realmente incrível mesmo quando há esse objeto e no meu caso fiquei mais feliz ainda por ele ser um quadro de obra de arte. Beijos!

      Excluir
  8. Oii !
    Esse autor parece ser maravilhoso, não li nenhum dos livros dele, mas só pelas resenhas que lí, sei que é incrível. Beijos.
    http://www.vicioempaginas.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita e deixe seu recado!!