Resenha: O Começo do Adeus

Anne Tyler nos leva a um romance sábio, assustador e profundamente tocante em que descreve um homem de meia-idade, desolado pela morte de sua esposa, que tem melhorado gradualmente pelas aparições frequentes da mulher — na casa deles, na estrada, no mercado. Com deficiência no braço e na perna direita, Aaron passou sua infância tentando se livrar de sua irmã, que queria mandar nele. Então, quando conhece Dorothy, uma jovem tímida e recatada, ele vê uma luz no fim do túnel. Eles se casam e têm uma vida relativamente modesta e feliz. Mas quando uma árvore cai em sua casa, Dorothy morre e Aaron começa a se sentir vazio. Apenas as aparições inesperadas de Dorothy o ajudam a sobreviver e encontrar certa paz. Aos poucos, durante seu trabalho na editora da família, ele descobre obras que presumem ser guias para iniciantes durante os caminhos da vida e que, talvez para esses iniciantes, há uma maneira de dizer adeus. (Skoob).






Uma capa linda com a sinopse encantadora, esse livro me enganou completamente. Nosso protagonista é um homem de meia idade que possui uma deficiência no braço e na perna direita (uma sequela da infância) por nome de Aaron. O pobre homem perdeu sua amada esposa Dorothy e está tentando recomeçar, seguir em frente, um lema usado para todos que perdem uma pessoa querida.
Eu não havia lido nada da Anne Tyler e estava curiosa pra ler essa obra, porque ela me parecia um tanto sábia e reflexiva, mas não foi bem que ocorreu. A autora possui uma escrita simples, mas o problema está nos mínimos detalhes que ela adora dar, acredito que isso tenha deixado a leitura cansativa. A premissa do livro não é interessante, porque durante todo enredo nós contemplamos Aaron se lamentando pela Dorothy e contando as lembranças que possui dos dois juntos.


Outro fato extremamente chato é que Dorothy fica aparecendo para o Aaron o tempo inteiro e chega até mesmo ficar conversando com ele, o problema é que às vezes dá a impressão que as outras pessoas a veem, já em outras ocasiões é como se só o Aaron pudesse vê-la. A escrita da autora não é profunda e sinceramente eu não consegui entrar no mundo dos personagens, era tudo muito distante e vazio. As personagens hora são muito chatas, hora muito vazias e eu não simpatizei com nenhuma delas.
Na verdade eu só terminei de ler esse livro porque eu tenho um principio de leitura: quem sabe o livro melhore! E eu esperei por isso até a última página, rsrsrs, mas não aconteceu. A arte do livro está simples, mas um tanto bela, só a letra que achei um pouquinho menor que o normal, mas nada que atrapalhe a leitura. No Skoob eu avaliei a obra com uma estrela, pelo fato do final ter sido até legalzinho e porque seria muita crueldade não dar nenhuma, hehehe. E aí já leram esse livro, me contem o que acharam!!!!!

“É claro. O mundo é feito de ciclos, e aqui vamos nós de
novo.”



12 comentários:

  1. Ótima resenha ;0
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi, flor.
    Que pena que este livro não agradou. :O Eu nunca o li. Ganhei-o em uma promoção e, como não tinha vontade de lê-lo, o passei para a frente. Agora me senti com sorte por não ter dado crédito a ele… Uma pena. A capa é linda! Com uma mulher JOVEM! Gente, como assim o protagonista é homem e velho? Nada a ver.
    Pena que não gostou… É chato quando o livro não atende as expectativas.
    Beijos, linda!

    My Queen Side

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela resenha Jullyane! Estou ansiosa para ler O Começo do Adeus e espero não me decepcionar. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho esse livro na estante há um bom tempo, mas nunca dei prioridade pra ele pq achava que não ia gostar (eu ganhei ele). E depois dessa resenha minhas suspeitas foram confirmadas kkkkkk

    bjs
    http://www.confraria-cultural.com/

    ResponderExcluir
  5. Olha, assim que esse livro chegou eu não fui mto com a cara dele, e hj eu aprendi a não duvidar do meu feeling, e pelo visto tinha razão, pois parece que a história não era td isso msm...

    Andy_Mon Petit Poison
    POISON ABOUT - O + Legal de FEVEREIRO bit.ly/1jb3E3U

    ResponderExcluir
  6. Não li nada da autora ainda e agora nem sei se perco tempo com esse livro...
    É horrível quando achamos que vai melhorar e nada... rsrs
    beijos
    apenas-um-vicio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi,
    Eu não tenho vontade de ler esse livro pelos comentários negativos que já li.
    É tão ruim quando o livro não é o que esperávamos.
    bjs

    http://entrepaginasesonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Segunda resenha que leio desse livro e ainda assim não sinto vontade de ler.
    Agora preciso concordar, a capa é liinda! esse detalhe em dourado dá um charme ,rs.

    Beijinhos
    http://www.interacaoliteraria.com/

    ResponderExcluir
  9. Não gosto de romance, e essa história não me chamou muito a atenção. Além de já ter visto várias resenhas negativas. Quem sabe no futuro, né?

    Beijos,
    biblioteca-de-resenhas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Eu arrisco dizer que sou um dos poucos leitores que apreciaram a leitura de "O Começo do Adeus" e que leu esse livro em um ritmo rápido, se comparado a outras pessoas que quase desistiram, como parece ter sido o seu caso. Na verdade até me irritei com algumas situações, mas no fim foi uma leitura até interessante, talvez por não esperar muito. Agora quero ler mesmo o outro livro que a NC lançou, já esperando por uma história muito melhor, afinal, é um livro vencedor de alguns prêmios literários.

    Beijos,
    Ricardo - www.overshockblog.com.br

    ResponderExcluir
  11. Nossa! Eu tinha altas expectativas para esse livro, mas agora, estou um pouco preocupada rs
    Letras & Versos

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita e deixe seu recado!!