Resenha: A Menina que Roubava Livros

A trajetória de Liesel Meminger é contada por uma narradora mórbida, surpreendentemente simpática. Ao perceber que a pequena ladra de livros lhe escapa, a Morte afeiçoa-se à menina e rastreia suas pegadas de 1939 a 1943. Traços de uma sobrevivente: a mãe comunista, perseguida pelo nazismo, envia Liesel e o irmão para o subúrbio pobre de uma cidade alemã, onde um casal se dispõe a adotá-los por dinheiro. O garoto morre no trajeto e é enterrado por um coveiro que deixa cair um livro na neve. É o primeiro de uma série que a menina vai surrupiar ao longo dos anos. O único vínculo com a família é esta obra, que ela ainda não sabe ler.
A vida ao redor é a pseudo-realidade criada em torno do culto a Hitler na Segunda Guerra. Ela assiste à eufórica celebração do aniversário do Führer pela vizinhança. Teme a dona da loja da esquina, colaboradora do Terceiro Reich. Faz amizade com um garoto obrigado a integrar a Juventude Hitlerista. E ajuda o pai a esconder no porão um judeu que escreve livros artesanais para contar a sua parte naquela História. A Morte, perplexa diante da violência humana, dá um tom leve e divertido à narrativa deste duro confronto entre a infância perdida e a crueldade do mundo adulto.

Um livro sempre tem o poder de me conquistar pela capa e sinopse e com esse livro não foi diferente. A sinopse desse livro é uma das mais interessantes que já vi. E a capa apesar de parecer simples, chama bastante atenção.
        
                      “Quando a morte conta uma historia, você deve parar para ler”


Creio que nessa altura do campeonato todos conhecem a Liesel Meminger, mas ainda assim resolvi escrever essa resenha. Não li esse livro recentemente, tem muito tempo que o li, mais depois de assistir ao filme, resolvi finalmente escrever a resenha sobre essa historia que nos fascina e nos emociona.

Segunda Guerra Mundial. Nazismo e Hitler. O mundo estava literalmente um caos, principalmente na Alemanha. Liesel é uma garotinha que tem uma mãe que é comunista e perseguida pelo nazismo é obrigada a entregar seus dois filhos para um casal que aceita cuidar das crianças por dinheiro. No entanto seu irmão morre durante a viagem, e assim a morte tem o seu primeiro encontro com Liesel.  Durante quatro anos a Morte relata os encontros que teve com essa adorável garotinha.

Liesel “roubou” seu primeiro livro durante o enterro do seu irmão. Era um livro estranho e de capa dura e negra o qual tinha o titulo de “O Manual do Coveiro” Só que ela não sabia ler.  Para Liesel esse livro era a única coisa que a fazia lembrar-se da sua família de verdade. Sua mãe adotiva a trata com dureza e frieza, já o seu pai era mais dócil e paciente e parecia realmente gostar de Liesel. Por ser um pintor, ele começa todos os dias a pintar letras na parede do porão e ensina Liesel a ler.

             “Meu vicío de hoje, pode ser o passo pro meu abismo de amanhã.”

Depois de descobrir o mundo mágico da leitura os livros passaram a ser verdadeiros tesouros para ela. Liesel começa a ler livros na biblioteca do prefeito. Só que aí uma coisa terrível acontece, Hitler manda queimar todos os livros.   Mas Liesel ama livros. Depois que todos os livros foram queimados ela ainda consegue encontrar um inteiro no meio das cinzas.
        
Essa não é uma historia bonitinha. É uma historia com guerra, fome, frio, destruição. E a nossa querida narradora a Morte tem um jeito muito interessante de narrar os fatos. Ela às vezes é até engraçada. Imaginei que esse livro teria algo de sobrenatural já que tem a Morte como narradora, mas não é bem assim. A Morte parece ser uma personagem comum que parece estar sentada em um banco de praça  contando a historia da Liesel para algum desconhecido.     

“Foi um ano para ficar na historia, como 79 ou 1346, para citar alguns. Esqueça a foice, diabos, eu precisa era de uma vassoura ou um rodo. Eu precisava de férias.”
                                                                           -Diário da Morte.
A Menina que Roubava Livros é uma historia intensa. Eu amei. E diferente de algumas pessoas eu gostei muito da morte como narradora eu nunca tinha lido algo parecido. A Morte como é de se esperar não é assim boazinha, pois ela solta alguns spoilers da morte de personagens, mas fazer o que neh!?
        
Esse foi um dos melhores livros que eu já li. Mark Susak realmente escreveu uma historia fantástica.  Super recomendo esse livro. O filme também ficou bom, apesar de ter faltado Liesel do livro na Liesel do filme. Mas tirando isso e outras coisinhas, dá pra assistir. Posso acrescentar ainda que esse livro é muito inteligente e verdadeiro mesmo tendo a morte como protagonista.
        
“Como a maioria dos sofrimentos esse começou com uma aparente felicidade.”

A Menina que Roubava Livros nos leva a pensar em guerras. A pensar no tempo que temos com aqueles que amamos. A refletir sobre a vida. Acredito que depois de ler esse livro temos que fazer um momento de reflexão. Isso foi o que fiz.

                      “Os seres humanos me assombram.”

 E agora deixo vocês com o trailer do filme.


Beijos e espero que gostem!!


23 comentários:

  1. Olá,eu gostei bastante da sua resenha,é um dos livro que pretendo ler e com certeza vou ler.Eu acho ele um livro muito interessante.Gostaria de convidar vocês para conhecer o meu Blog: lendoerelendoalg.blogspot.com
    Não tem muita coisa pois ele é novo,o design dele também não é l''á'' essa coisa mas espero que goste.Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, muito obrigada. ♥♥
      Vou lá conhecer o seu blog sim...
      beijoos *-*

      Excluir
    2. Agradeço a sua visita. Espero que não tenha achado o Blog ruim.
      <3 :)

      Excluir
  2. Este é um dos meus favoritos e um dos primeiros livros "de verdade" que li já que sempre lia aqueles curtinhos que a escola dava aos alunos. Comprei o meu exemplar assim que ele foi lançado já está até velhinho e amarelado. rsrs
    Parabéns pela resenha. Beijos.

    http://livrosporumbeijo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Milla, queria ter tido a oportunidade de ter lido ele assim que foi lançado tbém. É uma pena, só fui o ler depois de muito tempo depois de seu lançamento.
      Obrigadoo ♥
      Beijos *-*

      Excluir
  3. Sempre namorava este livro na biblioteca, mas nunca pegava. Veio o filme e eu também não vi, não sei quando vou realmente conhecer esta história.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Rose, aah nem, vc tem que ler esse livro logo. Serio, vc vai adorar.
      Beijos *-*

      Excluir
  4. Olááá..
    Esse livro é simplesmente maravilhoso, uma história incrível e tocante.
    Não tem como não gostar!
    Beijinhos ;**
    Leitora Online

    Twitter
    Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii, sim vc tem toda a razão. É impossível não se apaixonar por essa historia.
      Beijos *-*

      Excluir
  5. Oii!
    "A menina que roubava livros" é incrível. E o mais legal é que o filme também é excelente... adorei tua resenha.

    Beijos.
    http://mundo-restrito.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Ju, pois é. O filme também ficou ótimo. Obrigado ♥
      Beijos *-*

      Excluir
  6. Vou seguir teu blog para mantermos contato. Segue o meu?

    http://mundo-restrito.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Esse livro ganhou meu coração. É impressionante. Ele é extremamente maravilhoso. É apaixonante.

    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, siim. A menina que roubava livros é impressionante!!
      Beijos *-*

      Excluir
  8. Sem dúvida nenhuma, "A menina que roubava livros" é um dos meus favoritos! Amo esse livro e não deixo ninguém tocá-lo, pois foi um dos primeiros livros que li e a história realmente me tocou, acho que ele abriu as portas da leitura para mim, apesar de já ter lido alguns outros antes. Chorei litros ao lê-lo pela primeira vez! Tem histórias que esqueço algum tempo depois de ler, mas essa vai ficar guardada comigo sempre!
    Abçs :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Hellen, uauu. Realmente, essa é uma historia que iremos levar pra nossa vida inteira.É impossível esquecer um livro tão incrível como esse. ♥
      Beijos *-*

      Excluir
  9. Apesar do filme ficar bem aquém do livro, é um dos meus livros favoritos, sempre indico para td mundo!!

    Andy_Mon Petit Poison
    #ResumoDoPoison > http://bit.ly/RoePM6

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Temos que indicar esse livro mesmo. E Indicar o filme tbém, apesar dele não ter ficado tão bom quando o livro, vai que a pessoa assisti o filme e decide ler o livro neh?! rsr
      Beijos *-*

      Excluir
  10. Esse livro deve ser maravilhoso, e o filme também

    ResponderExcluir
  11. Né?! Ambos são perfeitos! ♥
    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Eu já ouvi falar maravilhas desse livro e deve realmente ser fantástico!
    Ainda não tive a oportunidade de lê-lo, mas assim que puder vou ler com certeza.
    Um livro assim não pode faltar na minha lista. rs Adorei sua resenha, beijos!

    ResponderExcluir
  13. Oiii Ingrid, Como assim vc nunca leu?! kk
    vc tem que ler! serio. Como vc mesmo disse, A menina que roubava livros, não pode faltar na lista de ninguém! :)
    Beijos *-*

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita e deixe seu recado!!