Resenha: Água para Elefantes





Aos 23 anos, Jacob era um estudante de veterinária. Mas sua sorte muda quando seus pais morrem num acidente de carro. Órfão, sem dinheiro e sem ter para onde ir, ele deixa a faculdade antes de prestar os exames finais e acaba pulando em um trem em movimento - o Esquadrão Voador do circo Irmãos Benzini, o Maior Espetáculo da Terra. Admitido para cuidar dos animais, Jacob sofrerá nas mãos do Tio Al, o empresário tirano do circo, e de August, o ora encantador, ora intratável chefe do setor dos animais. É também sob as lonas dos Irmãos Benzini que Jacob vai se apaixonar duas vezes: primeiro por Marlena, a bela estrela do número dos cavalos e esposa de August, e depois por Rosie, a elefanta aparentemente estúpida que deveria ser a salvação do circo.

Oii gente, nunca tinha me interresado em ler Água para Elefantes. Mais esses dias estava sem nada pra fazer, e o peguei pra ler. Mais sem muitas expectativas.

O livro se inicia com Jacob com 90 ou 93 anos, em uma casa de repouso. Ele se queixa de como é terrível a vida monótona de um idoso, e como a comida é horrível. Até chegar um circo na cidade, Jacob começa então a ter flashbacks da sua vida, da época em que ele trabalhava em um circo.

Água para Elefantes retrata a vida dos idosos de um maneira extraordinária.  Como o Jacob tem dificuldade em se olhar no espelho e ver que envelheceu e como é frustrante as suas limitações, adquiridas pela idade avançada.

Jacob é um jovem polonês de 23 anos que desiste das provas finais da faculdade de veterinária por que acabou de ficar órfão. Então por não saber o que fazer nem para onde ir, acaba indo para dentro de um circo: Esquadrão Voador do Circo Irmãos Benzinzi, o Maior Espetáculo da Terra.

Assim, somos apresentados ao circo e a autora o descreve de uma formar bem crua e sem floreios. A vida por de trás das lonas, não é nada fácil. Existe uma grande rivalidade entre os trabalhadores (que montam o circo) e os artistas (que fazem o espetáculo). E Além do mais os Estados Unidos está passando pela terrível Depressão, assim constantemente trabalhadores são atirados do trem em movimento, por não haver como paga-los ou por vingança.

Uma coisa que vale ressaltar é a linguagem do livro. Ela é direta, e sem pudor. E o livro é muito rico em detalhes, a autora faz com que nos sentimos dentro da historia.

Assim o livro se passa entre lembranças da juventude de Jacob no circo, e ele com 90 ou 93 anos na sofrida vida de idoso abandonado em uma casa de repouso.

Esse livro é bem intenso. Gosteis bastante. É claro que teve aqueles personagens que odiamos com o Tio Al e o August. E também personagens que nos apaixonamos como a linda e doce  Marlena por quem Jacob se apaixona. Só não entendo o que ela faz com o August que é um cara esquizofrênico e sem coração. E tem também a fofa da elefanta Rosie, que é tachada como burra e estupida, só que ela é totalmente ao contrario disso.


Enfim a Sara Gruen, nos faz enxergar o mundo dos idosos e como eles se sentem, o que é bastante triste. E a vida por trás dos maravilhosos espetáculos de circo, que na realidade não tem nada de maravilhoso. Água para Elefantes me surpreendeu bastante. E ele já foi adaptado para o cinema, que tem por protagonistas Robert Pattinson ( Jacob) e Reese Witherspoon ( Marlena). 

Ah e o final do livro não poderia ter sido mais perfeito. Sem duvida Água para Elefante foi uma leitura intensa e incrível. Gostei muito, super recomendo.

Um trailer do filme, pra quem quiser conferir...

Espero que tenham gostado, beijos!

14 comentários:

  1. Eu sou completamente apaixonada por esse livro e concordo que o final é maravilhoso.
    Só prefiro a outra capa sem ser a do filme..
    Adorei a sua resenha, passou bastante do livro.

    http://depoisdeumlivro.blogspot.com.br/
    espero a sua visita (:

    ResponderExcluir
  2. Oii Juliana, obrigada que bom que vc gostou. Ah siim as duas capas é lindas!
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  3. Eu adoro esse livro e acho essa capa linda!
    Estou seguindo o blog, claro!

    Beijos,
    Isa
    http://www.verbosdiversos.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Isabelle, eu tbém adoro ele!
      Obrigaado, beijos!
      *-*

      Excluir
  4. Oi Kelly! Tudo bem? :)

    Li "Água para Elefantes" assim que ele estreou aqui no Brasil e, acredito que por minhas expectativas estarem super elevadas, me decepcionei muito com a trama. Ao contrário do que todo mundo disse, achei bastante monótono (talvez porque eu também nem goste de circo, vai saber né, hahaha).
    Enfim, ele continua na minha estante, na lista de "segunda chance", vai que minhas opiniões mudem com uma releitura! rs Quero assistir ao filme também!
    Bela resenha!!

    Beijinhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Amanda, comigo foi ao contrario. E quer saber? acho que ele merece uma segunda chance!
      Obrigado! beijos *-*

      Excluir
  5. Olha eu só vi o filme Águas para Elefantes e simplesmente adorei.
    Não tive a oportunidade de ler o livro, porque sinceramente nunca me atraiu.
    Mas eu pretendo dar uma chance para ele um dia, porque vai que eu gosto e me surpreenda né? Eu gostei da sua resenha, porque está muito bem explicado e adoro isso. PARABENS =]

    Enfim...
    Bom é isso querida, depois passa lá no meu cantinho que tem
    uma prévia de um livro que eu logo estarei resenhando no I LOVE MY BOOKS
    Se cuida e tenha um BOM FINAL DE SEMANA !!

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiie Silvana :D
      Espero que vc lhe dê uma segunda chance, ele merece. E o livro é bem melhor que o filme haha
      Obrigado, linda! beijos *-*

      Excluir
  6. Adoro quando as narrativas praticamente nos arrastam para dentro do livro. Sério, a experiência que a gente tem com livros assim é totalmente diferente. Parece que o livro marca muito mais.
    Ainda quero muito ler esse livro, e depois de tantos elogios seus, fiquei ainda mais curiosa. <3

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Luara. Verdade, concordo com vc. Por isso adoro livros que são detalhistas, como Água para Elefantes.♥
      Beijos *-*

      Excluir
  7. Nunca tinha lido nenhuma resenha sobre esse livro, mas gostei da sua. Cansei de vê-lo pelas livrarias, mas ele nunca tinha atraído minha atenção a ponto de comprá-lo...

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Carla, que bom que você gostou, obrigada!
      Espero que um dia ele possa chamar a sua atenção.
      beijos *-*

      Excluir
  8. Eu tenho ele, mas ainda não li... tinha outros para ler na fila, mas acho que depois sua resenha vou passar ele na frente!
    Descobri o blog pelo Twitter, estou seguindo!
    Beijos!
    http://asassecretas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, que legal. passe ele frente mesmo, vc não vai se arrepender kk
      Valeu, beijos *-*

      Excluir

Obrigado pela visita e deixe seu recado!!