Resenha: Uma Lição Inesquecível

Com licença, senhora. Tem uma moeda? Tô com fome. Manhattan, Nova York, 1986. Foi assim que começou essa história no mínimo improvável. Ela, uma diretora comercial bem-sucedida de 35 anos no auge da carreira. Ele, um garotinho negro de onze anos que sobrevivia pedindo esmolas na rua. Cada um seguia sua vida em mundos geograficamente próximos, mas completamente distantes um do outro. Até que algo inexplicável, uma espécie de fio invisível, os une de maneira permanente. E a vida deles – essa vida que, de formas distintas, já parecia tão consolidada e firme tanto para ela quanto para ele – mudará para sempre. Como eles nunca poderiam imaginar. (Skoob).







       Uma executiva, um menino de rua, uma história real, com um enredo intenso, emocionante, uma verdadeira reflexão sobre a vida de uma criança favelada... Uma Lição Inesquecível de Laura Schroff e Alex Tresniowski nos deixa com os olhos transbordando de lágrimas. Laura é uma executiva bem sucedida, mas pra chegar até aqui ela enfrentou muitos obstáculos, entre eles possuir um pai alcoólatra que espancava sua doce mãe quase todos os dias.
Um dia ao ir para o trabalho, um garoto com cerca de onze anos, pede-lhe uma moeda, acostumada com os pedidos de crianças que sondavam por ali, ela apenas passa e não lhe dá a mínima, mas alguns segundos depois ela para e não sabe o porquê, mas faz algo que a surpreende: volta e convida o garoto para ir ao McDonalds. Uma nova amizade está iniciando, duas vidas sendo transformadas, duas pessoas de mundos completamente diferentes rompendo as barreiras sociais: Laura e Maurice.

“Quando nos conhecemos, éramos apenas duas pessoas com passados complicados e sonhos frágeis. Mas, de alguma maneira, encontramos um ao outro e nos tornamos amigos”.

LAURA E MAURICE

No decorrer da obra acompanhamos a história de Laura e Maurice, eu me apaixonei completamente por esses dois personagens. Laura uma mulher forte e decidida por fora, mas sensível e insegura por dentro, como o livro é narrado em 1ª pessoa, nós temos a oportunidade de conhecer melhor essa mulher forte e frágil ao mesmo tempo, forte porque a vida lhe ensinou cruelmente a ser assim, frágil porque ela sempre vai estar insegura quanto as suas decisões, quanto a sua vida, seu futuro. Maurice um garoto que vive na favela, rodeado por drogas, tráfico, assassinatos, espancamentos e miséria, mas que acima de tudo veio pra fazer a diferença, Laura mudou a vida dele e Maurice mudou a vida dela.

“Porém, às vezes não somos atraídos por aquilo que é diferente dos nossos medos: somos atraídos exatamente por aquilo que tememos”.



A história é ambientada em Nova York, algo que achei muito bacana, uma vez que nós brasileiros temos a impressão que o EUA é um país maravilhoso, sem miséria, sem crianças de rua e pessoas que morrem diariamente por causa do vício que lhes traga o que o ser humanos possui de mais importante: a vida! Os autores prendem o leitor da primeira a última página e nos faz refletir sobre quem somos nós... O que queremos dessa vida? Realizaremos todos os nossos sonhos? Como nos apresentamos diante do mundo? Como somos interiormente? Enfim, creio que não transmiti toda a emoção do livro, a intensidade e as reflexões aqui nessa resenha, mas eu espero que você possa ler essa obra maravilhosa e refletir um pouco sobre você mesmo e aprender que o mais importante na vida não é vencer e sim sobreviver.

“Na vida, há diversos tipos de heróis, mas às vezes você pode ser muito mais que um herói, você pode ser um sobrevivente”.






32 comentários:

  1. O livro parece lindo, é um tema bem forte, complicadíssimo. Achei legal que você apontou para essa ilusão acerca de países como os EUA. O problema da pobreza, da violência e da fome infelizmente é uma realidade em todos os lugares, mas o que pode realmente fazer a diferença é uma mudança na relação das pessoas, no modo de enxergar o outro.

    (desconstruindoaspalavras.blogspot.com.br)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza Maressa, a atitude de Laura, é uma atitude que todos nós ser humanos deveríamos tomar, mas infelizmente não é isso que acontece! Obrigado pela visita!!

      Beijos!

      Excluir
  2. Parece ser um livro emocionante.

    Adorei o blog!
    Estou seguindo.

    Ficarei feliz com uma visita sua ao meu blog!
    www.meuslivrosesonhos.blogspot.com.br

    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie flor! Muito obrigado! Com certeza farei uma visita!

      Beijos!

      Excluir
  3. Hey
    Ah essas histórias de amizades são lindas.
    Certas cenas na vida mexem com a gente, mesmo negando ficamos pensando naquilo o dia todo.
    E ainda baseado em fatos reais, me deixa mais curiosa.

    beijos e um ótimo final de semana
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Nana, é muito linda a história, essa é um exemplo de uma verdadeira amizade!

      Beijos e um ótimo FDS pra você também!

      Excluir
  4. Acho que se não tivesse visto que a história se passa nos Estados Unidos, quando você citasse as favelas e outras coisas do gênero eu iria imaginar um enredo no Brasil. Sua resenha ressaltou muito bem esse detalhe da obra, porém digo isso mais por desconhecer livros que mostrem essa realidade norte-americana de perto.
    Para falar a verdade, conhecendo o livro me lembro de várias histórias semelhantes, mas apesar de tudo deve ser uma ótima experiência.

    Beijos,
    Ricardo - www.overshockblog.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Ricardo, sempre que se fala em favela imaginamos logo que é no Brasil! rsrs Sim, foi uma ótima experiência mesmo!

      Beijos!

      Excluir
  5. Não conhecia o livro, mas ele já me ganhou só pelo fato de abordar uma temática real *-*

    bjs
    http://www.confraria-cultural.com/

    ResponderExcluir
  6. Ai não sei se leria esse livro, pois sempre fico triste no final e choro a minha vida toda :D ahahaha. Mas como você disse deve ser realmente emocionante, e uma lição de vida.

    Beijos
    http://www.partesdeumdiario.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim sim Luana, ele é muito emocionante, mas o final dele é lindo, não precisa temer! rsrs

      Beijos!

      Excluir
  7. Gosto muito desses livros que nos trazem para a realidade mais dura e fria, porque por mais que nossas vidas estejam ruins sempre há alguém em situação pior e que precisa de ajuda.
    Letras & Versos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Anna, com certeza!! Também gosto de livros assim!

      Beijos!

      Excluir
  8. Não conhecia a história, mas curti bastante e já até anotei o nome para entrar na lista...rs
    Qto esse pensamento de que nos EUA e no resto do mundo td é perfeito e só aqui é ruim é mto verdade, infelizmente miséria tem em qq lugar... =/

    Andy_Mon Petit Poison
    RESUMO DO POISON #4.14 - Sem(31/mar-05/abr) bit.ly/1gyqH3C

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é flor!!! o mundo jaz da miséria!! Lamentável isso!
      Beijos!

      Excluir
  9. Gostei da resenha Jullyane. Realmente, parece ser um livro lindo, daqueles que te tocam do início ao fim. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  10. Parece um livro que é impossível não se envolver, até mesmo chorar... Quero muito ler. Adorei sua resenha, me cativou.
    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi Ju, adoro livros com fatos reais. Acho que as histórias são mais palpáveis e emocionantes. Adorei a resenha e já vou colocar nos desejados.

    Beijinhos
    www.booksandmovies.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Jéssica! Eles são bem mais emocionantes!!!


      Beijinhos!

      Excluir
  12. Oie Ju =)

    Não conhecia o livro, mas pela sua resenha percebi que se trata de uma belíssima história.
    Adoro histórias com fatos reais e emocionantes.
    Dica anotada!

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Ane!!! espero que você possa ler e se emocionar!!!

      Beijos!

      Excluir
  13. Diferente e envolvente! Adorei!!
    Não conhecia o livro, dica valiosa essa!
    Também gosto muito quando a ambientação é em um lugar do qual não imaginamos, ou imaginamos de outra maneira! Gostei disso também!

    Além, claro, de ter gostado da resenha!!

    Bjkas

    Lele
    http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado flor!! realmente a ambientação é essencial!

      Beijos!

      Excluir
  14. Oi Ju! Li este livro ano passado, é uma leitura diferente das que estou acostumada e mostra uma história forte, a vida deste garoto não foi fácil, mas ele venceu.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza Cida!!! É uma história de superação!

      Beijos!

      Excluir
  15. Oi Jullyane!
    Não conhecia esse livro, a história me pareceu muito bonita, deve ser emocionante perceber como os dois possuem tanto pra ensinar um ao outro. O livro é baseado em fatos reais?
    Beijos... Elis Culceag.
    * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Elis!! O livro é muito lindo mesmo! O livro na verdade é todo real, é uma biografia da Laura com o Maurice! Beijos!

      Excluir
  16. Sério que a história é real? Nossa que lindo e completamente inspirador. Fiquei louca para ler, ultimamente tenho gostando bastante deste relatos verídicos. rs

    Amei a resenha Jully. Beijos.
    http://livrosporumbeijo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Milla, é uma história linda! espero que você possa ler!

      Beijos!

      Excluir

Obrigado pela visita e deixe seu recado!!